Taquaritinga registra redução significativa de casos de dengue no mês de julho

Compartilhe esta notícia:

Autoridades de saúde reforçam a importância da conscientização e colaboração da população para manter os índices baixos.

No mês de julho, o município de Taquaritinga registrou uma redução acentuada no número de notificações de dengue. Segundo dados oficiais, no período de 1º a 14 de julho, foram contabilizadas apenas 45 notificações relacionadas à doença, sendo que 7 casos foram confirmados como positivos para dengue.

As autoridades de saúde têm dedicado esforços para o controle e prevenção da dengue no município, e os números recentes apontam para uma situação bem mais tranquila do que no início do ano. Além dos 7 casos positivos, foram registrados 37 casos negativos, indicando a ocorrência de sintomas sem relação com a doença, e um caso está sob investigação, aguardando resultados laboratoriais para confirmação.

Por sua vez, os dados acumulados desde o início do ano se demostram preocupantes. No período de 1º de janeiro a 14 de julho de 2023, Taquaritinga já contabilizou um total de 6.649 pessoas contaminadas com a dengue. Esse número representa uma crescente na incidência da doença em comparação com anos anteriores, demandando ações imediatas para combater a proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti.

A dengue é uma doença transmitida pela picada do mosquito infectado e pode causar sintomas graves, incluindo febre alta, dores no corpo, dor de cabeça e manchas vermelhas na pele. Em casos mais graves, a dengue pode levar à dengue hemorrágica, uma condição potencialmente fatal.

Diante desse cenário, a Secretaria de Saúde de Taquaritinga segue reforçando a importância da adoção de medidas preventivas pela população. É fundamental eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor, como recipientes com água parada, pneus velhos e vasos de plantas sem escoamento adequado. Além disso, é fundamental o uso de repelentes, principalmente nos horários de maior atividade do mosquito.

As equipes de saúde estão empenhadas em intensificar ações de conscientização e orientação à população, além de realizar visitas domiciliares para identificar e eliminar possíveis focos do mosquito. A colaboração de todos é essencial para conter a propagação da dengue e garantir a saúde e bem-estar da comunidade taquaritinguense.

As autoridades de saúde permanecerão atentas aos casos de dengue em Taquaritinga e continuarão adotando medidas para enfrentar essa situação preocupante. É fundamental que a população esteja informada e engajada na luta contra a dengue, adotando medidas preventivas em suas residências e contribuindo para a redução do número de casos.

Por meio de ações conjuntas entre poder público e sociedade, é possível combater a dengue e preservar a saúde da população. É hora de unir esforços e eliminar os criadouros do mosquito transmissor, protegendo não apenas a si mesmo, mas também seus familiares e vizinhos. A prevenção é a melhor forma de combater a dengue e garantir um ambiente saudável e seguro para todos.

Compartilhe esta notícia: